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Atualização Cadastral Imobiliária - Proprietário (Pessoa Física)

Público Alvo


Geral

Detalhes do serviço


Atualização Cadastral Imobiliária de São Gonçalo

A Atualização Cadastral Imobiliária é um serviço digital da Prefeitura de São Gonçalo que visa atualizar os dados dos contribuintes dos imóveis do município. O principal objetivo é aprimorar a gestão pública, permitindo que a prefeitura conheça melhor seus cidadãos e possa desenvolver políticas mais eficientes para beneficiar a população.

Quem Deve Participar?

Todos os proprietários, possuidores ou representantes legais de imóveis e terrenos em São Gonçalo devem realizar a atualização.

Atenção: para cada atualização cadastral referente a um imóvel, deverá ser realizada uma nova solicitação.

Como Funciona?

O processo é dividido em duas fases para garantir um cadastro completo e preciso:

- Fase I: Atualização dos dados cadastrais básicos.

- Fase II: Atualização completa e detalhada das informações do imóvel.

Documentação para o Proprietário: 

É necessário apresentar:

- Documento oficial de identificação com foto do proprietário;

- RGI;

- Espelho do IPTU.

Após o envio da solicitação, a Prefeitura de São Gonçalo irá analisar os dados e realizar a atualização cadastral do seu imóvel. 

Documentos Necessários


RG ou CNH (frente e verso)
Espelho do IPTU
Documento oficial do imóvel

Informações adicionais


Desconto Especial no IPTU 2026

Ao participar da atualização cadastral, você garante um desconto de 5% no seu IPTU de 2026. Para ter o desconto, basta realizar a atualização cadastral do imóvel até o dia 30/11/2025 e realizar pagamento em cota única em 2026.

A atualização é uma forma de contribuir para o desenvolvimento da cidade e ainda garantir um ótimo benefício no seu próximo IPTU.

Base Legal :
DECRETO N.º 424/2025